top of page

Atividades

O que fazer em Paraty? Cidade onde natureza e história dão as mãos e trazem uma experiência única a cada visitante? Paraty é para todos! Para entusiastas de temas histórico-culturais, para amantes da natureza e para fãs de gastronomia! Confira aqui dicas do que fazer e onde comer nessa cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Paraty é uma pequena e charmosa cidade histórica situada no litoral sul do Rio de Janeiro, que juntamente com Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco em julho de 2019. O primeiro patrimônio misto do Brasil! 
Outros destaques de Paraty devem-se ao título da Unesco de Cidade Criativa para Gastronomia e aos alambiques de cachaça, os quais a torna uma cidade perfeita para quem aprecia uma boa comida e bebida!

Mergulhe no passado andando pelas ruas do Centro Histórico, com infinitas maneiras de se fazer essa viagem no tempo! Você pode simplesmente dar asas a sua própria imaginação ou partir para uma caça ao tesouro e recuperar diversos pedacinhos de nossa cultura que estão espalhados por cada detalhe da cidade. Procurar o Olho da Providência, também conhecido como o olho que tudo vê, símbolo da maçonaria que foi importantíssima para a história da cidade, os abacaxis que enfeitam algumas fachadas como símbolo de nobreza por sua cor dourada. Claro que essa caça ao tesouro também pode ser extremamente saborosa, ao explorar a culinária caiçara em vários restaurantes pelo Centro Histórico como o famoso peixe com banana da terra marcando a parceria entre os pescadores e chefs. “Caminhar sem pressa pelas ruas de Paraty é uma delícia”,

diz, palavras de um guia de Paraty que é um craque na história da cidade. “Mas quando você começa a perceber os detalhes, fica realmente encantado”, crava. Desde os séculos XVIII e XIX com o importante papel que a cidade teve no desenvolvimento econômico com o ciclo do ouro e do café, o conjunto arquitetônico colonial manteve-se com novos elementos que foram agregados à cidade com o decorrer do tempo. 

Nossa pousada por exemplo localiza-se na Rua Fresca. Por que esse nome, ‘’Rua Fresca’’? Basta voltarmos um pouco no tempo e imaginarmos como eram as roupas que usavam os habitantes de Paraty a alguns séculos atrás. Os vestidos cheios de camadas das mulheres com os mais diversos tipos de tecidos ou os homens com suas vestimentas sociais, juntando-se a isso o calor tropical. Sendo uma rua de frente para o mar, onde a brisa chega com mais intensidade trazendo todo o vento e o frescor do oceano, uma gíria bastante comum à época era ‘’Vamos tomar uma fresca!’’ e com o tempo essa gíria materializou-se no nome da rua. Como disse nosso guia Gabriel Toledo, são os detalhes que nos encantam. 

Você também tem a opção de passear por diversas ilhas que recheiam toda a baía. Seja a região de Paraty-Mirim abrigando uma aldeia Guarani, as praias de Trindade e as trilhas que nos levam até o saco do Mamanguá. Até grandes eventos e festivais que são sediados na cidade, como a FLIP(Festa Literária de Paraty) que trata-se simplesmente de um dos maiores eventos literários do Brasil. Cada linha desse texto pode transformar-se numa experiência maravilhosa que sua estadia na cidade irá lhe fornecer!

bottom of page