Atividades

O que fazer em Paraty? Cidade onde natureza e história dão as mãos e trazem uma experiência única a cada visitante? Paraty é para todos! Para entusiastas de temas histórico-culturais, para amantes da natureza e para fãs de gastronomia! Confira aqui dicas do que fazer e onde comer nessa cidade que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Paraty é uma pequena e charmosa cidade histórica situada no litoral sul do Rio de Janeiro, que juntamente com Ilha Grande, recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco em julho de 2019. O primeiro patrimônio misto do Brasil! 
Outros destaques de Paraty devem-se ao título da Unesco de Cidade Criativa para Gastronomia e aos alambiques de cachaça, os quais a torna uma cidade perfeita para quem aprecia uma boa comida e bebida!

Mergulhe no passado andando pelas ruas do Centro Histórico, com infinitas maneiras de se fazer essa viagem no tempo! Você pode simplesmente dar asas a sua própria imaginação ou partir para uma caça ao tesouro e recuperar diversos pedacinhos de nossa cultura que estão espalhados por cada detalhe da cidade. Procurar o Olho da Providência, também conhecido como o olho que tudo vê, símbolo da maçonaria que foi importantíssima para a história da cidade, os abacaxis que enfeitam algumas fachadas como símbolo de nobreza por sua cor dourada. Claro que essa caça ao tesouro também pode ser extremamente saborosa, ao explorar a culinária caiçara em vários restaurantes pelo Centro Histórico como o famoso peixe com banana da terra marcando a parceria entre os pescadores e chefs. “Caminhar sem pressa pelas ruas de Paraty é uma delícia”,

diz, palavras de um guia de Paraty que é um craque na história da cidade. “Mas quando você começa a perceber os detalhes, fica realmente encantado”, crava. Desde os séculos XVIII e XIX com o importante papel que a cidade teve no desenvolvimento econômico com o ciclo do ouro e do café, o conjunto arquitetônico colonial manteve-se com novos elementos que foram agregados à cidade com o decorrer do tempo. 

Nossa pousada por exemplo localiza-se na Rua Fresca. Por que esse nome, ‘’Rua Fresca’’? Basta voltarmos um pouco no tempo e imaginarmos como eram as roupas que usavam os habitantes de Paraty a alguns séculos atrás. Os vestidos cheios de camadas das mulheres com os mais diversos tipos de tecidos ou os homens com suas vestimentas sociais, juntando-se a isso o calor tropical. Sendo uma rua de frente para o mar, onde a brisa chega com mais intensidade trazendo todo o vento e o frescor do oceano, uma gíria bastante comum à época era ‘’Vamos tomar uma fresca!’’ e com o tempo essa gíria materializou-se no nome da rua. Como disse nosso guia Gabriel Toledo, são os detalhes que nos encantam. 

Você também tem a opção de passear por diversas ilhas que recheiam toda a baía. Seja a região de Paraty-Mirim abrigando uma aldeia Guarani, as praias de Trindade e as trilhas que nos levam até o saco do Mamanguá. Até grandes eventos e festivais que são sediados na cidade, como a FLIP(Festa Literária de Paraty) que trata-se simplesmente de um dos maiores eventos literários do Brasil. Cada linha desse texto pode transformar-se numa experiência maravilhosa que sua estadia na cidade irá lhe fornecer!

Paraty
Sesc Paraty
Casa da Cultura
Teatro de Bonecos
Ilha do Cedro
Passeio de caiaque Saco de Mamanguá
Paraty e a Maçonaria
Barquinhos coloridos no Cais
Ilha do Araújo
Ilha do Pelado
Cachaçaria Pedra Branca
Cachaçaria Paratyana
Cachaçaria Engenho do Ouro
cachaçaria Maria Isabel
Igreja de São pedro e São paulo - Ilha d
Praia do Meio - Trindade
artesanato dos indios
Praça da Matriz
Centro Histórico
Rua do Fogo
Cachoeira Pedra Branca
Cachoeira do Tobogã
Passeio de Escuna em Paraty
Poço do Tarzan
Cachoeira da Melancia
Cachoeira do Crepúsculo
Piscina Natural do Cachadaço
Prainha da Praia Grande
Saco do Mamanguá
Paraty Mirim
Quilombo do Campinho
Praia do Sono
Caminho do Ouro
Praia de São Gonçalo
Fazenda Bananal
1/1